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04 jul 2016

Desfile encerra Programa de Incubação de designers

Foi encerrado no dia 2 de julho, as atividades do Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda, com a apresentação de um desfile das empresas que participaram da iniciativa e tiveram consultoria sobre gestão empresarial, produção, marketing e design com foco em negócios de moda.

O desfile, “Do popular ao erudito - um passeio pelas ruas do Recife”, foi uma amostra do trabalho desenvolvido pelos jovens empreendedores durante o período de incubação. Dentro do segmento de moda, cada marca trabalha para um nicho de mercado diferente. São roupas, acessórios, marcas especializadas em desenvolver produtos, modelagens e até cooperativas de costureiras.

Entre as marcas que desfilaram, estão a Mat Marcianito, assinada pelo designer Matheus Pedrosa. Na coleção “Concreto Leve”, que mostrou a geometria nos detalhes das peças. Mais rebuscada, a Jardim Mon Dieu, da designer Paola Araújo, investiu nos acessórios  da coleção “Xique-Chic”, aliando a sofisticação de materiais como metal, pérolas e pedrarias à rusticidade não menos preciosa do artesanato. A proposta de Paola é conferir versatilidade às peças, que podem ser usadas de diversas formas.

Voltada para os ciclistas estilosos, a Bagageiro de Chita apostou em um tecido de poliamida leve, arejado, impermeável e que reflete a luz. Eles deram forma a calças, capas de chuva, mochilas, pochetes e bonés em tons de verde gritante.

Já a grife Rainha da Cocada, de Maíra Caldeira e Taís Fernandes, se jogou nos tons pastéis para mostrar uma coleção inspirada na arquitetura do Cinema São Luiz.

O Marco Pernambucano da Moda é um projeto que foi concebido há cinco anos e contou com o financiamento da PetroquímicaSuape, via subcrédito social do concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Trata-se de uma incubadora de empresas e projetos, da indústria da moda, que tem como atividade final o design nos seguintes segmentos: vestuário, acessórios, têxteis e ambientes.

A PetroquímciaSuape investiu nessa iniciativa por essa ser voltada a sua cadeia de negócio, no tocante à atividade têxtil, pela forte vocação desse segmento em Pernambuco, que produz 700 mil peças de confecções ao ano, o que equivale a 15% da produção nacional, além de poder contribuição para a promoção de ações de fortalecimento produtivo da moda.

O Marco funciona como uma escola de formação de estilistas e designers de moda voltada à profissionalização da criação e ao empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar aos empreendedores. A gestão das atividades é do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil de Confecções de Pernambuco (NTCPE).

A Cadeia T&C em Pernambuco, sobretudo o setor da indústria de confecções, é formado majoritariamente por milhares de micro e pequenos negócios, envolvendo pelo menos 100 mil pessoas. Essa realidade motivou que representantes do setor produtivo, Governo do Estado, entidades do Sistema S, universidades, entre outros parceiros, desenvolvessem esse projeto com o intuito de oferecer condições para aumentar as chances de sucesso de novas empresas na Cadeia T&C, agregando a moda como dimensão cultural e negocial estratégica, para obtenção dos seguintes objetivos:

- Introduzir novas empresas e/ou novos empreendedores no contexto socioeconômico local;

- Desenvolver empresas competitivas;

- Gerar novos empregos;

- Fortalecer a economia local;

- Promover a inovação tecnológica, através do intercâmbio com universidades,    institutos e grandes empresas;

- Formar empreendedores sintonizados com as exigências de competitividade em uma economia globalizada, em áreas como:

. Marketing de moda (estratégico e tático)

. Estratégia de negócios de moda (modelo de negócios) . Venda para atacado e varejo (inclusive e-commerce) . Gestão Financeira . Gestão de RH (competências) . Legislação para as empresas de moda . Modelagem . Estilo . Planejamento e edição de coleção . Análise de tendências . Criatividade & Inovação . Qualidade . Tecnologia e administração da produção de moda . Tratamento de resíduos de moda . Exportação e internacionalização da marca