Comunicação Notícias

08 abr 2016

Novo galpão de triagem é entregue à Cooperativa de Reciclagem

O local que ajudará no trabalho da coleta seletiva do município de Tamandaré, Mata Sul de Pernambuco, foi inaugurado no fim do mês passado. O espaço foi construído por meio do Projeto Recicla Pernambuco, uma iniciativa que integra a carteira de projetos do Programa de Responsabilidade Social do Complexo PQS.

O galpão de triagem foi entregue à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Mata Sul- COOMASUL, responsável pela coleta seletiva do município de Tamandaré, onde os vinte e dois cooperados recolhem aproximadamente 16 toneladas de materiais recicláveis por mês.

O local é composto pelo galpão central e o bloco de apoio administrativo. Possui cerca de 450 m2 de área construída e conta com 2 WC (feminino e masculino) e um WC para pessoas com deficiência, além de sala para escritório, cozinha, sala de reunião, sala para o museu do lixo, além de área externa de circulação para o caminhão baú e para as carroças e bicicletas com reboque.

O Projeto Recicla PE já construiu e inaugurou seis galpões contemplando às cidades de Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Arcoverde, Serra Talhada e Garanhuns, além do apoiou a recuperação de mais três pequenos galpões nos municípios de Amaraji, Cortês e Gameleira.

O projeto prever ainda a construção de mais dois galpões nas cidades de São José da Coroa Grande e Barreiros As obras estão em andamento e serão concluídas até junho deste ano.

O Recicla Pernambuco tem o intuito de promover ações de fortalecimento de comunidades locais que vivem da coleta de materiais recicláveis, estimulando o desenvolvimento integrando das pessoas, a partir da organização de cooperativas e/ou associações de catadores de materiais recicláveis, adotando políticas públicas consolidadas para tratamento e destinação final de resíduos sólidos, promovendo cidadania, com geração de trabalho e renda e gerando negócios inclusivos ao agregar valor à coleta seletiva e ao estímulo da logística reversa e da reciclagem dos resíduos sólidos, com rebatimento na sustentabilidade econômica, social e ambiental.

O projeto está presente em 12 municípios de Pernambuco e é realizado em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. Sua linha de atuação está focada na educação ambiental, com ênfase em reciclagem.